E quando mais um semetre começa nas faculdades ou universidades brasileiras, os já veteranos programam uma recepção calorosa a seus queridos CALOUROS. Uma recepção que já virou tradição entre os universitários e que estampa uma hibridização de medo e alegria entre os jovens que estão iniciando sua vida acadêmica. O TROTE.
O trote nada mais é do que um ritual estabelecido pela sociedade universitária, que consiste no primeiro momento de contado entre os VETERANOS e os CALOUROS, bem como num momento de diversão para ambos os lados. Ou pelo menos, era assim que deveria ser. Porém, em virtude do mal uso desse "ritual", com relatos visiveís do abuso de violência e humilhação dos calouros, vem criando-se uma polêmica em torno do TROTE, que o faz ser visto com maus olhos pela sociedade de forma geral e o que faz com que as Universidades venham combatendo e até proibindo a realização do trote.
Uma brincadeira que deveria ser inofensiva, mas que acabou ganhando atitudes compulsivas de violência e humilhação. A repressão a quem se recusa a participar e a exclusão subsequente dos que dizem não é o que vem marcando ou manchando a existência dos trotes estudantis. Os jovens acuados, medrosos em virtude das represálias se vem forçados a participar e o que deveria ser uma brincadeira de boas-vindas acaba por ser uma tortura. E então, o que vemos são as mais variadas manchetes de abuso dos veteranos durante o inicio dos semestres letivos.
Ainda bem que essa realidade absurda que paira sobre os trotes estudantis e que se vê como uma regra, tem suas exceções. Em muitos cursos espalhados pelas mais diversas universidades brasileiras, os trotes são sim brincadeiras amigáveis e que servem para criar vinculos entre os veteranos e seus calouros, além de marcar a passagem dos mesmos para a vida acadêmica.
O trote é sim um ótimo ritual , recheado de momentos divertidos e capaz de criar laços. Quando realizado de maneira saudável, marca positivamente todos os envolvidos. Uma memória que você levará para sempre. Uma ótima memória.
Eu participei do trote do meu curso. E foi ótimo. Próxima semana, será a vez dos "meus calouros" e estou super ansiosa. Espero que eles se divertam tanto quanto eu e os demais veteranos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário