segunda-feira, 11 de outubro de 2010

É bom ser criança.


E amanhã é o dia das CRIANÇAS. Dia de ganhar presentes. Dia de comer muito doce, muita bagana, muito sorvete. Dia de passar horas brincando. Dia de sair com os amiguinhos. Dia de acordar cedo e dormir tarde. Dia de ser paparicado pelo tio, tia, avô, avó, mãe, pai.
Dia de ser criança como nunca.
Ser feliz. Sonhar. Acreditar. Esperar. Fantasiar. É ser o brotinho da esperança humana. Do amor. Da felicidade. É ser a paz escondida. É ser a vida do mundo que está acabando.

A Declaração Universal dos Direitos da Criança diz que:
- Toda criança será beneficiada por esses direitos, sem nenhuma discriminação por raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, ou classe social!

- Toda criança tem direito a proteção especial, e às oportunidades para se desenvolver plenamente, com liberdade e dignidade.

- Desde o dia em que nasce, toda criança tem direito a um nome e uma nacionalidade.

- As crianças têm direito a crescer com saúde; e têm também direito a casa, comida, lazer e assistência médica!

- Crianças com deficiência física ou mental devem receber educação e cuidados especiais porque elas merecem respeito como qualquer criança!

- Toda criança deve crescer em um ambiente de amor, segurança e compreensão. As crianças devem ser criadas sob o cuidado dos pais. O governo e a sociedade têm a obrigação de fornecer cuidados especiais para as crianças que não têm família nem dinheiro para viver decentemente.

- Toda criança tem direito de receber educação primária gratuita e de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais.

- Seja em uma emergência ou em qualquer outro caso, a criança deverá ser a primeira a receber proteção e socorro dos adultos.

- Nenhuma criança deverá trabalhar antes da idade mínima.

- A criança deverá ser protegida contra qualquer tipo de preconceito, seja de raça, religião ou posição social.

E, para concluir, a declaração diz:
- A humanidade deve à criança o melhor que tem para dar.

Mas, e ai humanidade? Você está dando a toda essa criançada o seu melhor? Olha lá, heim?
Por favor humanidade, não estrague o seu melhor. Não estrague o brotinho que nasce todos os dias em algum cantinho do mundo, cheio de sonhos, desejos... Não estrague seu futuro.
Não tire da criança o direito de sonhar e acreditar. Uma criança pode ser tudo. O que ela quiser. Deixe ela sonhar em ser caminhoneiro, médico, bombeiro, engenheiro, advogado, gari... Deixe ela ser o que quiser. Deixe ela ser feliz.
Uma criança não precisa de presente. Ela só precisa de amor, de afeto. E, nada como dar a todas as crianças do mundo o que elas mais precisam amanhã. Não só amanhã. Porque, criança merece ter todo o amor do mundo, TODOS os dias. (Mesmo que elas sejam os diabinhos).



"Nunca ninguém conseguirá ir ao fundo de um riso de criança."
( Victor Hugo )



Desejo que todas as crianças sejam crianças. Pelo menos por um dia, pelo menos por alguns instantes.
A todas as crianças... Um FELIZ DIA DAS CRIANÇAS;
(E a todos os velhos de corpo, mais crianças de alma... Um feliz dia das crianças também. Porque no fundo, somos todos eternas crianças. Só que infelizmente, alguns esquecem disso quando crescem.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário